Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

FAO Brasil - Escritório Regional

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lidera os esforços internacionais de combate e erradicação da fome.

Criada em 1945, a FAO atua como um fórum neutro, onde todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento, se reúnem em pé de igualdade para negociar acordos e debater políticas.

Atualmente a FAO tem 189 países membros, mais a Comunidade Européia. Nossa sede central é em Roma, Itália, e nossa rede mundial compreende cinco oficinais regionais e 78 escritórios nacionais.

A FAO também é fonte de conhecimento e informação. Nós ajudamos os países a aperfeiçoar e modernizar suas atividades agrícolas, florestais e pesqueiras, para assegurar uma boa nutrição a todos.

Desde sua fundação, a FAO tem dado atenção especial ao desenvolvimento das áreas rurais, onde vivem 70% das populações de baixa renda, e que ainda passam fome.

Um Compromisso:
A FAO trabalha no combate à fome e à pobreza, promove o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida ativa e saudável.

Reforça a agricultura e o desenvolvimento sustentável, como estratégia a longo prazo para aumentar a produção e o acesso de todos aos alimentos, ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais.

Uma Missão:
A missão da FAO é elevar os níveis nutricionais, aperfeiçoar a produtividade agrícola, melhorar a vida da população rural e contribuir para o crescimento da economia mundial.

Linhas de Ação:
Assistência Técnica aos Países em Desenvolvimento: Apóia os países em desenvolvimento com a formulação e execução de projetos de assistência técnica nas áreas agrícola, alimentar, de desenvolvimento rural, florestal e pesqueira.
Informação ao alcance de todos: A FAO funciona como uma rede de conhecimentos. Usamos a excelência de nosso staff - agrônomos, engenheiros florestais, especialistas em pesca e abastecimento, nutricionistas, cientistas sociais, economistas, estatísticos e outros profissionais - para coletar, analisar e disseminar informações. Também publicamos centenas de newsletters e livros, distribuímos revistas e criamos material em mídia eletrônica.
Assessoramento aos Governos: A FAO divide sua experiência com os países membros prestando assessoria sobre política e planejamento agrícola, desenvolvendo legislações e criando estratégias nacionais para atingir os objetivos de desenvolvimento rural e alívio da fome.
Fórum Neutro: Fornece a todos os países oportunidades para se reunirem, discutirem ou formularem políticas relacionadas com agricultura e alimentação. Formula normas internacionais, facilita o estabelecimento de convênios e acordos e organiza conferências, reuniões técnicas e consultorias de especialistas.


FAO Brasil:
O representante da FAO no Brasil é o Sr. José Carlos Tubino.

Nossa atuação no País segue três linhas temáticas:

1.Segurança Alimentar, Redução da Pobreza e Desenvolvimento Rural;
2.Sanidade Agropecuária, Comércio Internacional e Controle de Qualidade dos Alimentos; e
3.Gestão Sustentável dos Recursos Naturais.


Saiba mais sobre a FAO:
* Departamentos técnicos com pessoal especializado
* Equipe da FAO no Brasil
* FAO no mundo
* Publicações, estudos e relatórios


Eventos Ocorridos/Memória:
* 30ª Conferência Regional
Total de visitas:
7.106.992