Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail

Educação , Cidadania e Direitos Humanos - 2004

 

CARVALHO, José Sérgio (Org.)

 

Educação, Cidadania, Direitos Humanos
Petrópolis, Vozes, 2004.

 

Introdução (José Sérgio Carvalho e Clarice Seixas Duarte)........................................................9

Parte I- Conceitos Fundamentais.................................................................................................17

 

Um breve histórico dos direitos humanos (Dalmo de Abreu Dallari)...................................19

 

Cidadaia e direitos humanos (Maria Victoria Benevides Soares).......................................43

 

O Principio da igualdade e a escola (Fabio Konder Comparato)........................................66

 

Podem a ética e a Cidadania ser ensinadas? ( José Sérgio Fonseca de Carvalho).......85

 

Moralidade pessoal e ética pública (Oscar Vilhena Vieira)................................................106

 

Ètica, Ciência e inclusão social (Terezinha Azerêdo rios)..................................................118

 

O Direito à literatura (Antonio Candido de Mello e Souza...................................................130

 

Parte II - Desafios da Escola Contemporânea.......................................................................159

 

 

 

A Instituição escolar e a violência (marília Pontes Sposito)..............................................161

 

Conflitos no cotidiano escolar (Izabel Galvão)......190

 

A multidimensionalidade da violência (Flávia Schilling).....................................................209

 

Família eRelações de parentesco:

 

contribuições antropologicas (Heloisa Buarque de Almeida)............................................224

 

Avaliaçãoe Repetência (Vitor Henrique Paro).....................................................................247

 

Mídia e educação (Eugênio Bucci)........................................................................................273

 

Mídia e escola: Rel9ações necessárias (Amaury César Moraes)....................................303

 

 

Parte III - Experiências Práticas...............................................................................................309

 

 

Formação de Professores e Educação em Diretos Humanos e Cidadania:

 

dos Conceitosàs ações (Adriana P. Sesti, Julia P. Andrade, José Sérgio

 

Carvalho, Luciano da silva e Wellington Tibério)...................................................................331

 

A parceria NAE e Projeto Direitos Humanos nas Escolas

 

(Equipe Pedagógica do NAE 10)............................................................................................352

 

Discurso Proferido por Margarida Genovois na entrega do

 

Prêmio USP de Direitos Humanos em 2002.........................................................................358

 

 

Biografia dos autores.......................................................................................................................367

Total de visitas:
4.534.247