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Ética, Educação, Cidadania e Direitos Humanos - 2004

BITTAR, Eduardo C. B.


 
Ética, Educação, Cidadania e Direitos Humanos
Barueri, SP: Manole, 2004

Sumário

APRESENTAÇÃO

1. ESTUDOS DE ÉTICA, CIDADANIA E EXCLUSÃO SOCIAL
1. Ética e Cidadania
1.1. O papel da reflexão ética: pensando o outro
1.2. Pode-se falar de uma crise da consciência ética
2. A cidadania na ordem nacional: tratamento conceitual
2.1. Cidadania e exclusões sociais
2.2. As exclusões e suas marcas sociais
2.3. As marcas da exclusão na cidadania brasileira
3. Pós-modernidade axiológica: transição paradigmática
4. A banalização pós-moderna da violência
4.1. A violência e a degradação do exercício da cidadania brasileira
5. Pós-modernidade, não-violência e direitos humanos
6. A política na pós-modernidade: definições e indefinições

6.1. A política e o Estado
6.2. As políticas públicas e a lógica da atuação do Estado
6.3. A arte do jogo político e o resgate da política como debate ético
6.4. A eticidade da virada política

2. ESTUDOS DE ÉTICA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA
1. Educação e cidadania: passos para a estruturação do éthos de um povo
2. O papel da educação em um contexto de transformações
3. A educação e a descoisificação da persona
4. A formação da cultura dialogal na educação
5. A educação e a anestesia do poder
6. A afinidade ética da educação com a cidadania
7. A inculcação da opressão: marchetando valores e depreciando mentalidades
8. Educação, políticas públicas e dignidade da pessoa humana
9. Educação e cidadania ativa

3. ESTUDOS DE ÉTICA, CIDADANIA COSMOPOLITA E DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO
1. Uma leitura do Direito Internacional dos Direitos Humanos
1.1 A construção histórica do DIDH
1.2 A dignidade da pessoa humana: parâmetro das exigências de direitos humanos
1.3 A ordem internacional e a dinâmica das normas
2. As instabilidades no cenário internacional: as experiências bélicas mais recentes e os empecilhos éticos à cidadania cosmopolita
3. Existe uma ordem internacional?
4. Construindo o cosmopolitismo e a cidadania internacional: o multiculturalismo e o respeito aos direitos humanos

5. Três projetos teóricos para a ordem mundial: Grócio, Kant e Habermas
5.1 Hugo Grócio: o direito natural e a natureza dos direitos
5.1.1 A natureza dos direitos
5.1.2 O direito natural e a relação entre os Estados
5.2 O projeto da paz perpétua entre os Estados
5.2.1 O projeto idealista da paz perpétua
5.2.2 Política internacional: a necessidade da paz
5.2.3 A paz perpétua: projeto de direito para os povos
5.3 Habermas: o projeto cosmopolita e o cidadão do mundo (Weltbürger)
5.3.1 A importância do discurso e do agir comunicativo
5.3.1.1 A razão comunicativa em construção
5.3.1.2 A ética do discurso
5.3.1.3 A ética proceduralista
5.3.2 A politicidade da reflexão habermasiana
5.3.3 A relevância social das regras jurídicas de comportamento
5.3.4 O cosmopolitismo do modelo habermasiano
5.3.5 Perspectivas para a cidadania cosmopolita
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