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História da Escola em São Paulo e no Brasil - 2005

MARCÍLIO, Maria Luiza
Apresentação: Rubens Ricupero e Norman Gall
Prefácio: Claudio de Moura Castro
História da Escola em São Paulo e no Brasil.
São Paulo, Imprensa Oficial do Estado / Instituto Fernand Braudel, 2005
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Sumario

Primeira Parte:

Origens 1554-1870

O Ensino dos Jesuítas na cidade: 1554-1759

A trajetória inicial do ensino publico: 1759-1870

Os primórdios: 1759-1834

Estagnação da Cidade: 1834-1870

Considerações sobre os treze primeiros anos da Educação básica da cidade de São Paulo

 

Segunda Parte:

O "SÉCULO" DA ESCOLA 1870-1990

Contextos

As Bases Demográficas e seus impactos sobre o processo da universalização da educação de base: 1870-1990

A migração atuando sobre a evolução da estrutura da população livre da cidade de São Paulo - Pirâmides de idade

A cidade se agiganta: 1870-1930

A emergência e a explosão da metrópole: 1930-1990

O século da reforma do ensino

As principais reformas da Primeira Republica

A revolução no ensino paulista: Surge a escola

Reformas Gerais de ensino entre 1930 e 1990

As reformas de ensino de São Paulo após 1930

A Expansão da Escola na cidade de são Paulo:1870-1990

Primeira fase: 1870-1930

O Ensino Primário e o nascimento da educação infantil na cidade 1870-1930

O Ensino Primário e o nascimento da educação infantil na cidade 1870-1930

O Ensino Secundário: 1870-1930

1. A Escola normal e seu jardim-de-infância

2. O ginásiodo Estado ma Primeira República

Segunda Fase: 1930-1990

O processo de universalização da escola na cidade de São Paulo

A Educação infantil: 1930-1990

O Ensino Primário:1930-1990

O ensino secundário: 1930-1990

1. Ginásios e colégios

2. Ensino Secundário profissional: 1930-1990

A Formação do Professor. O fim da Escola Normal. A Desagregação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras: 1930-1900

1. A formação do Professor primário em São Paulo

2. A formação do Professor de ensino secundário

Alfabetização de adultos e Ensino Supletivo: 1930-1990

1.A Alfabetização de Adultos

2. O ensino Supletivo

3. Educação de Adultos a distância

Considerações gerais sobre o Ensino Básico da Cidade de São Paulo no período de 1870 a 1990

Terceira Parte:

EDUCAÇÃO PARA TODOS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO 1990-2000

Contextos

Agenda Inclusa

A grande polêmica da década: Sistema de Ciclos, Regime de Progressão Continuada ou manutenção da "Cultura da Repetência"?

Gestão autônoma da Escola

A educação pública na década de 1990

Expansão da Educação infantil

O ensino Fundamental: prioridade da década

O setor que muito cresceu: o Ensino Médio

Ensino secundário profissional paulista: qualidade boa

Formação e valorização do professor da escola pública: o ponto do estrangulamento

1. A Formação inicial do professor

2. A baixa remuneração dos professores

Educação de jovens e adultos

1. Modalidade Presencial e Educação de Adultos

2.Educação a distância de jovens e adultos

Considerações sobre a década de 1990
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